Buscar

6 estratégias para você conseguir o equilíbrio entre produtividade e conectividade


Ei, você dos Recursos Humanos, vamos bater um papo? Hoje o assunto é 6 estratégias para você conseguir um equilíbrio entre produtividade e conectividade.

Vamos começar esse tema fazendo uma reflexão: quantas horas por dia você - ou o seu colaborador - passa conectado a internet? Seja online no whatsapp, ou respondendo a e-mails, vendo a Caixa de Entrada se acumulando ou, quem sabe, até fazendo duas coisas ao mesmo tempo. Enquanto participa de uma reunião, já aproveita para ir resolvendo as tarefas que estão passando de hora?

Quantas horas por dia - contando todos os seus aplicativos online, reuniões, compromissos de trabalho, e-mails e mensagens instantâneas - você gasta com conectividade?

E, honestamente, isso quer dizer que você anda mais produtivo?

Lá em 2015, a Harvard Busines Review publicou uma matéria abordando o assunto "distração digital". Se pararmos para pensar, toda essa conectividade exagerada pode ser uma grande distração, que nos acompanha desde o momento que abrimos os olhos até quando, finalmente, conseguimos fazer os mesmos olhos repousarem por algumas horas.

E, geralmente, o sono não anda sendo muito reparador…

Bom, como uma coisa quase sempre leva à outra… dois fatos podem acontecer: o primeiro é você se sentir super cansado e improdutivo; o segundo é você se sentir sobrecarregado e, ainda assim, improdutivo.

Ou seja, chegamos no estágio de "eu estou on-line o dia todo, cansado o dia todo e produzo pouco. Postergo tarefas, faço o mínimo aceitável, adio compromissos, perco minha rotina e negligencio minha saúde". E qual é o ponto de tudo isso?

Essa sobrecarga de informações ainda pode levar a um sentimento de frustração, ansiedade e cansaço mental extremo.

Quem aí se identificou? Calma, respire fundo e vamos juntos!

Vamos descobrir aqui 6 dicas que vão te ajudar a se livrar da conectividade improdutiva:

  1. Procure fazer uma coisa de cada vez. Não se sobrecarregue lendo uma coisa aqui, falando com outro ali e ainda passando o olho no Instagram para descobrir tudo que rolou na festa do fulano no fim de semana passado. Desconecte-se do que não for essencial;

  2. Use ferramentas para te ajudar a relaxar. Mesmo que seja algum APP interessante, se for online, tire um tempo apenas silenciar a mente;

  3. Não negligencie com suas atividades físicas. O foco aqui é estar em movimento para cansar o corpo e descansar a mente. Durante as atividades físicas nosso corpo produz hormônios do bem-estar que ajudam a aliviar o estresse e o cansaço mental.

  4. Vamos falar mais sobre DESCONECTAR. Vamos nos lembrar da época que a gente saía de casa cedo e ficava até o final do dia sem telefone. Sem acesso ao que acontecia longe dos nossos olhos. Vamos relembrar que está tudo bem se você chegar em casa, desligar o celular as 19h00 e voltar a ligá-lo apenas no dia seguinte. Isso precisa ser normal de novo, gente! A cultura do OFF-LINE precisa acontecer, com urgência.

  5. Que tal começar um projeto na empresa que associe bem estar, atividades físicas e cuidado com a alimentação?! Incentivando a redução do consumo de cafeína, de álcool, de doces e de produtos alimentícios. Lembrete: comer comida de verdade (que não seja ultra-processada, embutida, enlatada ou embalada com data de validade eterna😂) é importante para o bom funcionamento do nosso organismo e isso inclui o bem estar emocional.

  6. Se for para ficar CONECTADO depois do dia de trabalho, que seja fazendo algo leve e prazeroso. Que tal? Vamos descobrir quantos dos seus colaboradores gostariam de participar de ações do RH que envolvam campeonatos gamers? Isso mesmo! A gente pode colocar todo mundo para se conectar, mas… descansando, jogando, aproveitando e relaxando juntos.

A GameSe pode ajudar?

Sim! Somos uma empresa que promove campeonatos gamers. Já pensou em como uma ação do RH seria interessante para unir a conectividade entre os colaboradores e aumentar a produtividade através da sensação de bem estar coletivo?!

As ações do RH em parceria com a GameSe criam aquela sensação boa de descanso mental, acompanhada da satisfação em saber que sua empresa investe no bem estar das equipes e valoriza tempo em off dos funcionários.

Se você ficou interessado e quer saber como levar o GameSe Pass para seus colaboradores, fale com a Keli.



O Benefício GameSe - GameSe Pass - pode ser a chave que faltava para você revolucionar a conectividade dos seus colaboradores, tornando o dia a dia mais produtivo e eficiente, mesmo com menos horas em frente às telas.

GameSe com a gente!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo